Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia do jaleco emociona calouros de Medicina

Cerimônia do jaleco emociona calouros de Medicina

• Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 13h04
  • Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 13h05

Emoção marcou a Cerimônia do Jaleco das novas turmas da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (Famed/ICM/UFPA). Os novos universitários colocaram pela primeira vez a peça do vestuário que simboliza o início de sua jornada profissional.

Com a presença de amigos e familiares, eles lembraram os esforços e sacrifícios que fizeram para conseguir a aprovação em um dos cursos de graduação mais concorridos da Universidade.

“Foram três anos esperando uma oportunidade e sempre na paciência e esforço de ir atrás sem pensar em desistir. Sabemos que é um curso concorrido. Eu senti o peso dessa concorrência e tive momento que pensei que não ia conseguir”, lembrou Tiago Moura pouco antes da cerimônia.

Ao lado dos pais, ele comemorava a realização do sonho que foi de toda a família. “É uma benção muito grande. Estamos muito orgulhosos dele e também muito gratos. Porque não teríamos como pagar por uma faculdade particular e aqui é uma Universidade pública e agora ele vai poder realizar esse sonho dele de ser médico”, garantiu Lila Lea, mãe do Tiago.

O pai do calouro também estava emocionado. “É o primeiro degrau e virão outros, sabemos, mas estamos muito felizes de participar desse primeiro grande momento da carreira dele”, completou Francisco Teles.

Na fila para as fotos, a Alicia Manito não conseguia parar de sorrir. “Estou muito feliz, muito realizada, muito empolgada para começar”, garantiu ao lado dos pais.

DE VETERANO PARA CALOURO – Na mesa de abertura do evento, Camille Oliveira e Joxandi Kokaproti, líderes do Diretório de Medicina, deixaram conselhos e votos de sucesso aos novos colegas.

“Sou muito grato por conhecer cada um de vocês”, garantiu Joxandi. “Tenho absoluta certeza de que vai dar tudo certo. Vocês merecem estar aqui e agora estão”, assegurou Camille.

APROVEITEM! Ao dar as boas-vindas aos calouros, Silvestre Sabino Neto, diretor do recém-criado Instituto de Ciências Médicas da UFPA (ICM) lembrou a importância dos calouros para a Instituição e deixou um conselho.

“É um imenso prazer receber mais uma turma de calouros. Para nós é sempre uma renovação, porque nos renovamos quando vocês chegam. Estes seis anos que vocês estarão aqui serão um ponto marcante na vida de vocês, então aproveitem! Não apenas a formação acadêmica, os cursos e os laboratórios, mas também as experiências. O DAM, as Ligas, o Poraquê...Aproveitem”.

A médica coordenadora do Eixo de Atenção à Saúde do curso de Medicina, professora Izaura Vallinoto também reforçou a recomendação e pediu para os alunos não esquecerem que representam mais que a si mesmos na UFPA.

“Nossos parabéns são para vocês, mas também para as pessoas que deram o suporte e que trouxeram vocês para este momento de sucesso. Em vocês, cada uma destas pessoas também estará na Universidade a partir de agora. E aqui o conhecimento vai além das aulas. Na pesquisa, na extensão, nos intercâmbios, na monitoria. Vocês vão sentar ao lado de indígenas que vão contar sobre como são os processos de cura na comunidade deles, por exemplo. Aproveitem essas oportunidades. Elas são únicas”.

RESPONSABILIDADE - A diretora adjunta do ICM/UFPA, professora Sílvia Bahia, também se emocionou na cerimônia. E fez questão de enfatizar o privilégio que é estudar Medicina na UFPA.

“O Eixo de Atenção à Saúde – o primeiro de vocês - é um momento que vai permitir aos nossos alunos ingressantes entrar na casa das pessoas e aprender a lidar com a realidade. Realidade de moradia, de alimentação, de número de pessoas, de dor e sofrimento. Toda comunidade tem sua potencialidade e é esse o desafio que propomos a vocês: O desafio de trabalhar para melhorar a vida dessa população. Nosso aluno, desde o primeiro semestre, vai aprender junto a população”.

Ricardo Vieira, diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA (ICB), também fez questão de dar boas-vindas aos calouros. E lembrou que “Vocês sempre entram pelas ciências Básicas e vão passar um tempo conosco no ICB. Vocês vão lembrar da gente, mas nós também lembramos de vocês. Vocês se tornam parte de cada um dos que ensinam a vocês tal qual farão, agora, parte de cada paciente que vão atender. Desde aqueles que vão conhecer ainda agora na caminhada para se tornar ‘o 1/12 médico’ que serão no final do primeiro semestre. É uma grande responsabilidade social. Não esqueçam disso”.

“Gostaria de frisar que o comprometimento é de vocês. Vocês têm de se comprometer cada um consigo mesmo. Esses olhares maravilhosos que estou vendo aqui; esse brilho...Não percam esse brilho. E se cuidem. Nas palavras de Charles Chapim: ‘Os seis melhores médicos do mundo são a luz do sol, o descanso, o exercício, a dieta/alimentação, a autoestima e os amigos’. Desfrutem de uma vida saudável e feliz”, aconselhou e desejou a diretora da Faculdade de Medicina da UFPA, Aurimery Gomes Chermont.