Página inicial > Últimas Notícias > Solidariedade marca Semana do Calouro de Medicina

Solidariedade marca Semana do Calouro de Medicina

• Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 12h47
  • Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 12h49

Mais de 900 pacotes de alimentos para o Instituto Áster, dezenas de doações de sangue e muitos momentos inesquecíveis. Esse foi o balanço da Semana do Calouro 2024.4. O evento organizado pelo Diretório Acadêmico de Medicina (DAM) foi o ponto de partida para quem está começando a jornada para se tornar Médico no centenário curso de graduação da Universidade Federal do Pará.

“Foi uma participação além do que esperávamos. E queremos só agradecer a cada um de vocês. Por aceitar a proposta, por – literalmente- se jogar aqui e pelo esforço. Estaremos sempre aqui para o que vocês precisarem”, garantiu Camille Oliveira, uma das diretoras do DAM.

Aplausos pegaram de surpresa a equipe que organizou toda a programação. “A gente é que agradece! Pelo esforço, pelo carinho e pela paciência que vocês tiveram com a gente”, tomou a frente, Luiz Duarte, um dos novos estudantes de Medicina da UFPA.

ÚLTIMO DIA - Após gincanas, oficinas, palestras e encontros. A Semana da Calouro ainda teve tempo para falar sobre a preparação para as residências médicas e estratégias para aproveitar as oportunidades que o curso de graduação oferece.

Também aproximou os calouros da União dos Estudantes (Une) e comentou sobre a importância do movimento estudantil na Universidade e o papel do DAM e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da federal paraense.

CARREIRA - Também teve pausa para conhecer o Sindicato dos Médicos (SindMed) e os apoios que o órgão dá para as Ligas Acadêmicas da área de Saúde. Ligas, que foram apresentadas uma a uma para quem já está pensando em qual especialidade da Medicina deseja seguir.

Outro momento importante foi o debate sobre as Avaliações na UFPA. Os calouros conheceram a Comissão de Avaliação da Faculdade de Medicina e bateram um papo sobre a avaliação própria mantida pela Famed, sobre o Avalia – projeto de avaliação da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg) e ainda sobre a participação da turma no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

ENADE - “A turma de vocês deve ser a que prestará a Prova do Enade na próxima avaliação trianual”, alertou a professora Nara Lins, integrante da Comissão de Avaliação da Famed, que participou do último dia da Semana do Calouro de Medicina.

Embora tenham sido inscritos no Enade este ano, os alunos ingressantes não precisam nem prestar exames, nem preencher o Questionário do Estudante” este ano.

Quem desejar, pode continuar participando das campanhas realizadas durante a Semana do Calouro de Medicina.

Doação de alimentos: Todo material arrecadado será entregue ao Instituto Áster que apoia crianças e adolescentes que fazem tratamento contra o Câncer em Belém. Saiba mais aqui ou no perfil @institutoaster.

“Sangue bom” – A Biblioteca Central da UFPA realiza uma campanha contínua para incentivar doações de Sangue. Basta informar o código 263 ao comparecer a uma Unidade da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

Famed mais verde – Os alunos também podem continuar doando mudas e vasos de planta para a Faculdade de Medicina, que mantém um projeto para tornar o espaço mais colorido. Basta levar a doação até a secretaria do curso.