Página inicial > Últimas Notícias > UFPA disponibiliza tutorial do Enade para estudantes de graduação

UFPA disponibiliza tutorial do Enade para estudantes de graduação

• Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 17h42
  • Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 23h30

Vai participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? A Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (Proeg/UFPA) publicou um Tutorial sobre como acessar o sistema. Acesse aqui o documento.

Este ano cerca de 150 alunos de Medicina da UFPA participam o Enade. Os estudantes concluintes prestarão Exame no dia 26 de novembro. Eles também precisam preencher o “Questionário do Estudante”, que estará disponível a partir do dia 1º de setembro.

“Entre a prova e o questionário, 35% da avaliação do curso de Medicina está ligada à participação estudantil. Por isso, é preciso termos muita consciência dos impactos disso para a carreira de quem está se formando e também para a Faculdade”, defende a professora da Famed/UFPA, Nara Lins, que já atuou na elaboração de provas do Enade.

CORRE PRO “SOU.GOV” - Os graduandos precisam se cadastrar para participar das etapas do Enade. Desta vez, o acesso dos alunos ao “Ambiente do Estudante” será pelo sistema/aplicativo “Sou.gov”.

“Por isso, orientamos a todos que verifiquem suas senhas deste sistema e corrijam eventuais problemas de acesso o quanto antes. A partir de 1º de Setembro os alunos de graduação vão precisar começar a usar o sistema”, orienta Cezar Caldas vice-coordenador da Faculdade de Medicina da UFPA.

TUDO ONLINE - Além disso, é importante ler o Edital do Enade e também o decreto que orienta sobre os conteúdos que serão cobrados no Exame. Um site especial sobre o Enade está disponível e nele há várias orientações aos estudantes.

“Tudo do Enade está no site oficial. Desde como preencher o cadastro, preencher o questionário do estudante, como solicitar atendimento especializado, como solicitar dispensa do Exame e muito mais. É importante que nossos alunos acessem esse site e conheçam mais sobre o Enade para passarem por esta etapa de sua formação sem percalços”, indica o vice-coordenador da FAMED.

A Faculdade de Medicina está promovendo Encontros de orientação com os alunos. No último dia 16, concluintes conversaram com a coordenação do curso sobre o exame e no dia 21, calouros tiraram dúvidas sobre o Eande durante a programação da Semana do Calouro 2023.

Enade 2023
Prova dia 26 de novembro
Acesso pelo sistema “Sou.Gov”
Confira aqui o tutorial de acesso ao “Ambiente do Estudante”
Acesse o Sistema Enade
Acesse o site do Enade para ter mais informações sobre o Exame
Leia o Edital do Enade 2023

Texto e artes: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação do ICM/UFPA.