Página inicial > Últimas Notícias > Começa Semana do Calouro de Medicina da UFPA

Começa Semana do Calouro de Medicina da UFPA

• Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 19h12
  • Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2023, 19h12

O primeiro dia da programação da Semana do Calouro do curso de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará foi dedicado a apresentar a graduação e a Universidade aos estudantes e aos famosos “trotes”. O evento segue até a próxima segunda-feira, 21 de agosto, na sede da Faculdade de Medicina, no campus do Guamá, em Belém.

Pela manhã, apresentações sobre o curso e sobre as representações estudantis ajudaram os alunos a entender como a graduação funciona.

Além disso, um “tour” pelo campus mostrou aos novos alunos os principais espaços usados no dia a dia do curso, tanto para aulas, quanto para a convivência. Entre as paradas obrigatórias estava o Instituto de Ciências Biológicas, a Biblioteca Central, o Restaurante Universitário, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, o Centro de Atenção à saúde da mulher e da criança (Casmuc) e o Espaço Recreativo Vadião, sede da programação vespertina desta quarta-feira.

TROTES CONSCIENTES - Pela tarde o destaque é uma gincana solidária que já computou mais de 30 doações de sangue para o Hemopa e vários quilos de alimentos foram arrecadados para o Instituto Áster, que cuida de crianças e adolescentes que fazem tratamento contra o câncer em Belém. As doações podem ser feitas até o fim do evento, na próxima segunda-feira, 21 de agosto.

Além disso, os calouros também podem doar mudas e plantas ornamentais para serem usadas no entorno e dentro da faculdade.

Muitas risadas tomaram conta dos estudantes durante as atividades da Gincana. Para Mahara Libório o evento mal começou e já está sendo marcante. “Pude apreciar [a Universidae] e estou bem empolgada com todas as coisas que o curso vai me proporcionar. Já tem grupos de whatsApp…está sendo bem divertido”.

AMANHÃ TEM MAIS - Nesta quinta-feira, 17 de agosto, a programação contém o SOS calouro e a apresentação do “IFMSA Brazil UFPA”. O evento terá “diversas estações práticas para introduzir os alunos à atividades importantes da Medicina, como primeiro socorros , sinais vitais, manejo de queimaduras e hemorragias e pontos básicos de sutura”, explica Camille Oliveira, do Diretório Acadêmico de Medicina (DAM), que organiza o evento.

Semana do Calouro da Medicina 2024.4
Até 21 de Agosto
Confira aqui a programação completa.

Texto e arte: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação do ICM/UFPA.