Página inicial > Últimas Notícias > Formandos participam de Encontro Enade 2023

Formandos participam de Encontro Enade 2023

• Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 19h01
  • Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 23h32

Dezenas de estudantes que estão concluindo o curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram do primeiro Encontro Enade 2023 na manhã desta quarta-feira, 16 de agosto, na sede da Faculdade de Medicina na Cidade Universitária (Famed), em Belém.

Este ano, as turmas de concluintes prestam o exame no dia 26 de novembro. Eles vão responder a 40 questões de provas, sendo 10 na etapa de conhecimentos gerais e 30 questões ligadas a parte da prova sobre conhecimentos específicos. Ambas possuem questões objetivas e subjetivas.

MÉDICOS COMPETENTES -“A prova analisa competências, ou seja, o conhecimento teórico que os alunos detêm; as habilidades adquiridas - como a realização de exames físicos ou a interpretação do resultado de exames -; e ainda as atitudes dos futuros médicos diante das questões apresentadas, inclusive a empatia que cada futuro profissional manifesta”, explicou a professora Nara Lins, que atendeu um dos grupos.

Para a pesquisadora da UFPA que já trabalhou na elaboração da prova do Enade em anos anteriores, a prova em si possui um número relativamente pequeno de questões, mas é longa. “É um exame complexo e demorado em que cada um precisa responder com calma e atenção”, orientou a médica.

Todos os alunos concluintes já foram inscritos pela Famed no Enade, mas os estudantes ainda precisam estar atentos às próximas etapas, especialmente o prazo para os pedidos de mudança no local de prova, que termina no dia 31 de agosto.

E QUEM NÃO ESTIVER EM BELÉM? “É comum que nossos alunos concluintes realizem estágios fora de Belém e do Pará. Mas eles são inicialmente inscritos para participar do Exame aqui em Belém, então, devem, o quanto antes, nos procurar para ajustar esse local de realização. Na maioria das cidades há aplicação da prova, então, eles devem participar do Enade onde estiverem, sem necessidade de retornar à Belém apenas para fazer a prova”, reforça Cezar Caldas, vice-coordenador do curso de Medicina da UFPA.

A Famed está elaborando um documento com as “Perguntas Frequentes do Enade” para os alunos de Medicina. Ele estará disponível, em breve, no site da Faculdade.

O Encontro foi bem avaliado pelos alunos que se formam neste fim de 2023. “Diálogo é sempre bem-vindo. Nossa fala no Enade sobre a realidade do curso tem impacto sobre nossa carreira, mas também sobre as condições do curso para os que chegam depois da gente, sobre o curso que eles vão encontrar, por isso, é importante nossa participação e sinceridade”, conta Danúbia Quaresma, que cursa o 12º semestre de Medicina.

Encontro Enade 2023
Sala 05 da sede da Faculdade de Medicina da UFPA (Famed) no Campus Guamá
Alunos Ingressantes: 21 de agosto, a partir das 8h30

Mais informações:
O que é o Enade?
Calendário do Enade 2023
Edital do Enade 2023

Texto e artes: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação do ICM/UFPA.