Página inicial > Últimas Notícias > Medicina da UFPA participa do Enade 2023

Medicina da UFPA participa do Enade 2023

• Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 15h46
  • Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 23h32

O curso de Medicina está na lista das 28 graduações que serão avaliadas Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2023. Cerca de 300 estudantes de graduação da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (Famed/ICM/UFPA) que estão ingressando ou concluindo a graduação participam do Exame este ano.

Eles já foram inscritos no Enade 2023 pela direção da Faculdade de Medicina da UFPA e agora estão sendo chamados para iniciar os diálogos sobre sua participação nesta importante avaliação do ensino superior. Todos os cerca de 150 concluintes participam do Enade respondendo ao Questionário do Estudante, com perguntas sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação e ainda precisam realizar uma etapa de provas.

As duas primeiras reuniões de orientação aos alunos já estão marcadas. No dia 16 de agosto, os estudantes concluintes podem tirar dúvidas sobre o Enade a partir das 8h30 horas na sala 5 da Faculdade de Medicina da UFPA. No dia 21, o encontro será com os alunos que estão ingressando no curso, que é um dos mais concorridos na federal paraense.

“A troca de informações entre a coordenação do curso e os estudantes participantes do ENADE é fundamental para orientarmos e tirarmos dúvidas sobre o Enade, que é uma etapa obrigatória no sistema de avaliação do MEC”, aponta Cezar Caldas, vice-coordenador da Faculdade de Medicina da UFPA.

Os encontros também vão ajudar a Famed a produzir uma espécie de “Perguntas Frequentes do Enade”, documento que ficará à disposição dos estudantes até o dia 26 de novembro, dia de aplicação da prova.

Por que o Enade é importante? A participação dos estudantes no Enade é essencial. Em primeiro lugar porque o Enade é um componente curricular obrigatório, ou seja, os alunos convocados para o Exame só podem se formar se prestarem o exame.

Além disso, quaisquer informações de natureza avaliativa, como ocorrerá com o preenchimento do Questionário do Estudante e com a realização da prova, podem fornecer informações importantes para indicar os ajustes necessários no curso.

O resultado destes dois ‘momentos avaliativos’ faz parte do sistema que o Ministério da Educação (Mec) usa para avaliar os cursos de graduação brasileiros, ou seja, fazem parte da nota que o curso de Medicina da UFPA receberá do Mec na próxima avaliação trianual.

Reuniões sobre o Enade 2023
Sala 05 da sede da Faculdade de Medicina da UFPA (Famed) no Campus Guamá