Página inicial > Últimas Notícias > UFPA e Marinha assinam acordo de cooperação

UFPA e Marinha assinam acordo de cooperação

• Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 16h15
  • Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 15h30

Um novo acordo foi assinado entre a Marinha do Brasil; a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp); os Hospitais Universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza; e a Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (Famed/ICM/UFPA). A parceria permite que médicos residentes da Universidade participem de expedições médicas realizadas pela Marinha em cidades ribeirinhas.

A próxima viagem já está marcada para o próximo dia 26 de agosto a bordo do Navio Auxiliar Pará (NA Pará), do Comando de Grupamento de Patrulha Naval do Norte do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil

ATENDIMENTO AOS RIBEIRINHOS: Durante dez dias, cinco médicos residentes da UFPA das áreas de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Otorrinolaringologia atenderão moradores das cidades de Breves, Curralinho e Oeiras do Pará, no Marajó.

O navio “NA Pará” oferece triagem, atendimento médico, exames e distribuição de remédios aos moradores atendidos durante as missões que oferecem assistência médica.

EXPERIÊNCIA ÚNICA: A médica Ana Paula Araújo faz Residência Médica em Pediatria na UFPA e já participou de uma das atividades da Marinha no ano passado. Ela estará a bordo do NA Pará novamente no final de agosto.

“Ano passado, no primeiro dia, fiz mais de 50 atendimentos e logo percebi que seria uma experiência única porque, às vezes, somos a esperança para estas pessoas. Pelas dificuldades de acesso à médicos e exames, cada consulta se torna mais abrangente e toda orientação que podemos dar a estes pais - sobre vacinas, cuidados e o que fazer diante de cada situação - ganha uma grande importância para essas famílias. Esta é uma experiência que nos engrandece como profissional e como pessoa e que me deu vivências que eu nem poderia imaginar. Por isso, este ano, estou voltando”.

PRÓXIMA MISSÃO: Outra missão para oferta de atendimentos médicos também deve ser beneficiada por este acordo entre Marinha e UFPA e deve ser realizada em dezembro deste ano.

Missão de atendimento Médico no Marajó
Parceria da UFPA com a Marinha do Brasil