Página inicial > Últimas Notícias > FAMED inicia etapa final de avaliação interna

FAMED inicia etapa final de avaliação interna

• Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 17h48
  • Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 18h01

As aulas do curso de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da UFPA (ICM/UFPA) foram bem avaliadas pelos estudantes da graduação. Esta é a conclusão dos relatórios elaborados pelo Núcleo de Avaliação da Faculdade de Medicina neste mês de agosto.

Dezenas de alunos do curso que cursaram disciplinas e internatos médicos no primeiro semestre de 2023 responderam a um questionário online detalhado e, então, apontaram os pontos fortes da formação na federal paraense e o que ainda precisa melhorar.

Os relatórios com os resultados das avaliações das disciplinas ministradas no primeiro semestre deste ano para as diversas turmas já foram concluídos. os já foram entregues aos coordenadores de cada Módulo do Ciclo básico e também das Clínicas.

A avaliação é realizada a cada semestre e condensada pelos integrantes do Núcleo em um relatório usado para a melhoria do curso. Três professores e vários estudantes fazem parte deste comitê avaliativo.

AVALIAÇÃO – Os estudantes avaliam itens que vão desde o planejamento das aulas até a relação entre teoria e prática, as atividades desenvolvidas e o feedback dado a cada estudante nas avaliações. Assim, a coordenação do curso tem informações para melhorar ainda mais os cenários de aprendizagens das turmas.

Além de indicar o grau de concordância com cada questionamento, a avaliação também coletou relatos espontâneos dos estudantes sobre como foram as aulas para cada um em 18 questões, sendo três delas de resposta livre e 15 respondidas conforme a escala Likert de concordância com os pontos avaliados.

CRESCIMENTO – Esta é a terceira vez que este método de avaliação é usado na Faculdade de Medicina da UFPA (Famed) e o que a Universidade “aprendeu” com o novo relatório já está sendo colocado em prática.

“Como toda avaliação, há elogios ao que marcou e críticas ao que cada um acha que os afetou. E as experiências de cada aluno são únicas. Por isso, ter este instrumento para ouvir individual e coletivamente é tão importante. Aprendemos o que fizemos bem e o que pode ser melhor para cada um e para todos. Tudo o que recebemos neste feedback é amplamente discutido na faculdade para que nossa curva de crescimento não pare de crescer e possamos formar médicos com a competência e dedicação que a Amazônia merece”, opina Cezar Caldas, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFPA (FAMED).