Página inicial > Últimas Notícias > FAMED no XXV Congresso Paraense de Ginecologia e Obstetrícia

FAMED no XXV Congresso Paraense de Ginecologia e Obstetrícia

• Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 08h42

Nos dias 02 e 03 de junho, a Associação Paraense de Ginecologistas e Obstetras (APGO) realizou o 25º Congresso Paraense de Ginecologia e Obstetrícia (XXV CPGO) no Hangar Centro de Convenções.

O evento contou com a presença do Presidente da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia do Brasil (FEBRASGO) e palestrantes renomados de todo o Brasil. Por tratar-se do jubileu do CPGO, sua diretoria resolveu oferecer prêmios aos 3 melhores trabalhos científicos enviados ao XXV CPGO e o primeiro lugar recebeu o PRÊMIO ARAMIS MORAES e DIONÍSIO BENTES, homenagem a dois ex-professores de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFPA, recentemente falecidos.

Foram enviados mais de 80 trabalhos para a Comissão Científica do XXV CPGO, que foi composta por professores da UEPA, UFPA, CESUPA, FSCMPA e da USP. Após avaliação cega dos resumos, isto é, sem saber quem eram os autores, foram selecionados 13 trabalhos para serem apresentados durante o Congresso, em 2 tótens com monitores de TV. A comissão científica avaliou novamente, desta vez o trabalho completo e a apresentação, desempenho e conhecimento do tema pelo autor, escolhendo, então, os 3 melhores. Com grata satisfação, verificamos que em terceiro lugar foi classificado um trabalho científico que teve com autora principal uma discente da UEPA e como coautores, discentes da UEPA, CESUPA e UFPA, orientados por professora da UEPA; e em segundo lugar e primeiro lugar foram classificados dois trabalhos cujos autores e orientadores pertencem à UFPA. Isto mostra a pujança das universidades públicas na produção de ciência e conhecimento. Parabéns aos autores!

Comissão Científica do XXV CPGO
Presidente: Sônia Moreira; membros: Arivaldo Meireles, Cynthia Lins, Cláudia Campos, Edson Ferreira, Fernando Bastos e Verena Butzke.

Melhores trabalhos

Primeiro lugar: IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA REALIZAÇÃO DOS EXAMES DE MAMOGRAFIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA.
Autores: Emerson André Negrão do Nascimento – UFPA; Ana Paula Moia Rodrigues Viana – UFPA; Gabriel Jersemi Rodrigues Costa – UFPA; Iris da Silva Barros – UFPA; Lucas Guimarães Dias – UFPA; Marissol Miranda Alves Reis – UFPA; Waltair Maria Martins Pereira – professora UFPA.

Segundo lugar: ANÁLISE DESCRITIVA DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NA CAPITAL PARAENSE BASEADA NOS NOVOS INDICADORES DE DESEMPENHO NO ANO DE 2022.
Autores: João Paulo Sarmanho – UFPA; Elisama Sales – UFPA; Lecy Kawamura – professora UFPA.

Terceiro lugar: AVALIAÇÃO DA TAXA DE MORTALIDADE MATERNA POR SÍNDROMES HIPERTENSIVAS NA GESTAÇÃO POR REGIÃO BRASILEIRA ANTES, DURANTE E APÓS A PANDEMIA DE COVID-19.
Autores: Paola dos Santos Dias – UEPA; Ana Sofia Moraes de Aviz – UEPA; Esther de Seixas Moura – UEPA; Flávia Dias da Silva – UFPA; Giovanna Maués Souza – CESUPA; Danielle Cristina Moreira de Carvalho – professora UEPA.