Página inicial > Últimas Notícias > Aluno da UFPA ganha duas medalhas de prata nas Paralimpíadas Universitárias

Aluno da UFPA ganha duas medalhas de prata nas Paralimpíadas Universitárias

• Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 08h32

O estudante do curso de Medicina da UFPA Edie Helion foi destaque ao ganhar duas medalhas de prata nas Paralimpíadas Universitárias realizadas em São Paulo, nos dias 17 e 18 de setembro de 2021. Esse é o primeiro evento esportivo que a Universidade Federal do Pará (UFPA) participa desde o início da pandemia de Covid-19. Ao todo, foram disputadas medalhas em sete modalidades: natação, basquete em cima de cadeiras de rodas, judô, atletismo, bocha, parabadminton e tênis de mesa.

As Paralímpiadas Universitárias foram criadas com o intuito de estimular a participação de estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual à prática de atividades esportivas, promovendo, assim, uma ampla mobilização em torno do esporte. Inserida nesse contexto, a UFPA passou a apoiar atletas de modalidades paradesportivas, com o Projeto de extensão “Esporte e lazer da UFPA Multicampiesporte”, da Faculdade de Educação Física (FEF/UFPA), em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA), por meio da logística com o custeio da viagem, hospedagem, alimentação e material desportivo.

Paralimpíadas universitárias2

“As competições esportivas são fundamentais para a autoestima, qualidade de vida e para o processo identitário de cada discente com a UFPA. Além disso, a prática esportiva, entendida como direito garantido por nossa Constituição Federal, se configura como elemento de formação cidadã”, lembra o professor Douglas Dias, coordenador do Projeto de Esporte e Lazer.

Com participação anual nas Paralímpiadas Universitárias, em 2021, o estudante de Medicina Edie Helion foi o responsável em carregar o nome da Universidade na competição. Atleta da natação, o estudante ganhou as medalhas de prata na classe S9, que envolve atletas com limitações físico-motoras, sendo uma na prova de 100m borboleta e outra nos 50m livres.

Paralimpíadas universitárias1

Desafios impostos pela pandemia -  Em virtude das limitações impostas pelo cenário da pandemia de Covid-19, o que incluiu o fechamento de clubes, o paratleta Edie Helion precisou treinar em sua própria casa, desenvolvendo um planejamento de treinos que envolvia corridas pelo quintal, musculação com objetos improvisados e exercícios que utilizavam o peso do próprio corpo. Todo o esforço foi feito para que ele não diminuísse o seu rendimento e pudesse continuar representando a UFPA e o seu clube,Paysandu Sport Club, nas competições ainda previstas para acontecerem, além de promover representatividade e incentivar outros jovens com deficiência a começarem a praticar algum esporte.

“Acredito que alguém com alguma deficiência possa ver em mim a oportunidade que eu tive de treinar e poder competir, transformando isso em algo positivo para si. Todos podem ser atletas ou paratletas, basta um pouco de dedicação e abdicação do seu dia a dia. Natação não é esporte, é estilo de vida”, aponta Edie Helion.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal

Publicado no Portal da UFPA em 23/09/2021.