Parceria cria oportunidades para jovens médicas da UFPA

• Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 15h35

Uma parceria entre a Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas (Famed/ICM) com o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) incentiva a qualificação de professores substitutos e preceptores que atuam na formação médica da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para 2024, foram disponibilizadas vagas e duas servidoras foram classificadas para cursar o mestrado profissional. Lanna Silva Lacerda, professora atuante no Eixo de Atenção Integral à Saúde (AIS), e Gabriela Goes, preceptora do estágio na área de Medicina da Família e Comunidade, foram aprovadas na seleção para o PPGCIMES.

Na Faculdade de Medicina da UFPA, um Núcleo Pedagógico mantém trabalhos constantes para incentivo à qualificação do corpo docente e técnico que atua na formação médica. Cursos, pesquisas e outras ações são mantidas para criar oportunidades de qualificação a quem tem um papel fundamental na Famed/UFPA.

“A docência no ensino superior é uma profissão e que requer capacitação específica que vai além dos títulos, diplomas ou do bom desempenho no exercício de uma dada profissão. É preciso também investir na formação continuada dos profissionais para aquisição de novas capacidades e incentivo a adaptabilidade às novas ferramentas disponíveis para o exercício de múltiplas funções exigidas do professor/preceptor, no caso da Medicina”, analisa Cezar Caldas, vice diretor da Faculdade de Medicina da UFPA.

Texto e Arte: Ascom do Instituto de Ciências Médicas da UFPA