Estudantes da UFPA criam Aplicativo HTLV Info para informar sobre o vírus HTLV e disponibilizar atendimento

• Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 13h35

O Brasil é um dos países que apresentava o maior número absoluto de casos de infecção pelo vírus T-linfotrópico humano, também chamado de HTLV. Apesar de provocar uma série de doenças, a infecção causada pelo vírus não consta na lista de doenças de notificação compulsória pela Secretaria de Vigilância e Saúde (SVS), sendo um dos motivos da subnotificação de casos, o que dificulta a localização e o tratamento da doença.

Para facilitar o acesso da comunidade ao assunto, os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (Famed/UFPA) Márcio César Ribeiro Marvão, Talles Levi Nogueira, Fernando Maia Coutinho e Yuri Fadi Geha orientados por Izaura Vallinoto e Antonio Vallinoto, desenvolveram o Aplicativo HTLV Info em parceria com o Laboratório de Virologia da UFPA (LabVir). O app reúne informações sobre a prevenção, os modos de transmissão, os sintomas da infecção, além de informações sobre os centros de diagnóstico da infecção na Região Metropolitana de Belém e a possibilidade de agendamento para o teste rápido no Serviço de Atendimento à Pessoa Vivendo com HTLV, ofertado pelo LabVir.

“Esperamos que, sobretudo, a população da região de Belém e do estado consiga se informar sobre o HTLV e que, cada vez mais, tenha acesso a esse tipo de informação científica de maneira mais didática e acessível. Hoje o app já é usado por pessoas de outros estados do Brasil, as quais têm feito contato pedindo informações sobre outros locais de atendimento no país”, informa Márcio Marvão, desenvolvedor do aplicativo.

O Aplicativo HTLV INFO pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play.

Vírus HTLV - O HTLV é da mesma família do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), classificado como retrovírus, por isso seu modo de contágio é semelhante. A transmissão pode ocorrer via vertical, quando a mãe infectada transmite o vírus para o filho; via sanguínea, por meio da transfusão sanguínea ou compartilhamento de objetos perfurocortantes como seringas e agulhas contaminadas e, ainda, por relações sexuais sem o uso de preservativo.

Por muito tempo, acreditou-se que o vírus não oferecia riscos preocupantes para a saúde humana, o que resultou no descaso e na ausência de medidas efetivas por parte das autoridades de saúde. Hoje, já é comprovada a ligação do vírus HTLV como causa de doenças como leucemia de células T do adulto (ATL), doenças inflamatórias dos olhos, doenças de pele e doenças neurodegenerativas.

Apesar disso, ainda não foi desenvolvida uma vacina ou tratamento que elimine a infecção do paciente de maneira permanente, por isso a facilidade de acesso a medidas de prevenção e diagnóstico, bem como o agendamento de testes promovido pelo aplicativo podem se mostrar uma arma eficaz no reconhecimento e auxílio médico para a infecção.